O governador Romeu Zema (Novo) visitou Ipatinga nesta segunda-feira (13) para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que resultaram na morte de 11 pessoas em Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço mineiro. Durante sua visita, o governador expressou pesar pelas perdas e fez alertas importantes sobre a previsão de mais precipitações na região.
Durante coletiva de imprensa, Zema destacou as ações emergenciais em andamento e elogiou o trabalho conjunto da Prefeitura de Ipatinga e Defesa Civil no atendimento aos desalojados. “Eu encerro aqui fazendo um apelo. Aqueles que moram e estão próximos à áreas de risco que tomem muita cautela. O chão ainda está encarregado, há previsão mais chuva e mais deslizamentos podem ocorrer”, enfatizou o governador.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), informou que a área mais afetada registrou mais de 200 mm de chuva durante a madrugada de domingo (12). Como medida de apoio, a prefeitura anunciou a publicação de um decreto que autoriza o depósito de um salário mínimo para pessoas afetadas que se enquadrem em requisitos sociais específicos.
A administração municipal também está articulando com o governo estadual o pagamento de aluguéis sociais para desabrigados, além da distribuição de alimentos, água e kits de higiene. Mais de 70 equipamentos estão operando na limpeza das ruas e desobstrução dos canais pluviais, que foram afetados pela lama das encostas.
Diante da previsão de novas chuvas, as autoridades reforçam o alerta para que moradores de áreas de risco mantenham-se vigilantes e sigam as orientações da Defesa Civil.