TurkStream sofre tentativa de ataque com drones

TurkStream sofre tentativa de ataque com drones

Rússia acusa Ucrânia de tentar sabotar estação de distribuição do gasoduto TurkStream com nove drones. Ataques foram neutralizados e operação segue normal

A Rússia denunciou nesta segunda-feira (13) que a Ucrânia realizou um ataque com drones contra uma estação de distribuição do gasoduto TurkStream, a única rota atual de fornecimento de gás russo para a Europa. Segundo as autoridades russas, todos os dispositivos foram neutralizados e a operação da instalação não foi comprometida.

O gasoduto TurkStream, inaugurado em 2020, é uma infraestrutura estratégica que conecta a Rússia à Turquia através do Mar Negro, com capacidade de transportar 31,5 bilhões de metros cúbicos de gás natural anualmente.

* O Exército russo informou que “o regime de Kiev tentou atacar com nove drones” uma estação de compressão localizada na cidade de Gai-Kodzor, região de Krasnodar, no sudoeste da Rússia.

* De acordo com o comunicado militar, o objetivo do ataque seria “suspender as entregas de gás para países europeus”, mas todos os drones foram interceptados antes de atingirem seu alvo.

* A tentativa de ataque não resultou em feridos entre os funcionários da estação, que é responsável pela manutenção e regulação da pressão do gás natural.

O TurkStream consiste em dois tubos paralelos com aproximadamente 930 km de extensão, conectando Anapa, na região russa de Krasnodar, a Kiyiköy, no noroeste da Turquia. A importância desta rota aumentou significativamente após a interrupção do trânsito pelo território ucraniano em 1º de janeiro e a sabotagem do gasoduto Nord Stream em 2022.

Atualmente, o TurkStream representa a única via de fornecimento de gás russo para o sudeste e sul da Europa, evitando o território ucraniano, que encerrou as entregas de gás russo através de seu território no início deste ano.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS