Uma sucuri-verde grávida de aproximadamente 5 metros de comprimento foi vítima de um atropelamento fatal na rodovia MT-338, em Porto dos Gaúchos, Mato Grosso, a 644 km de Cuiabá. O incidente, ocorrido nesta segunda-feira (6 de janeiro), resultou na morte da serpente e na ejeção de cerca de 40 filhotes que carregava.
O caso foi registrado por Ederson Negri Antonioli, youtuber e pescador que passava pelo local. Ele filmou a cena chocante, mostrando a sucuri no meio da estrada, cercada pelos filhotes já sem vida. As imagens viralizaram nas redes sociais.
A sucuri-verde é considerada a maior serpente em massa corporal do mundo, segundo o Instituto Butantan. Embora estas serpentes possam atingir mais de 8 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos, não são venenosas. De acordo com a National Geographic Brasil, nenhuma espécie de sucuri possui veneno, sendo temidas apenas por serem grandes predadoras.
As fêmeas desta espécie são geralmente maiores que os machos e podem atingir até sete metros de comprimento. São animais ovovivíparos, o que significa que os filhotes se desenvolvem em ovos dentro do corpo da mãe. A gestação dura entre 6 e 7 meses, resultando no nascimento de 20 a 40 filhotes que já nascem completamente formados e independentes.
Nativas das regiões tropicais da América do Sul, as sucuris-verdes são parte importante do ecossistema local. O incidente destaca a necessidade de atenção às travessias de animais silvestres em rodovias brasileiras.