A Polícia Federal prendeu dois brasileiros foragidos e procurados pela Interpol após serem deportados dos Estados Unidos. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, assim que os criminosos desembarcaram em território nacional.
Os dois criminosos, que estavam com alerta vermelho da Interpol, possuem condenações por crimes graves cometidos no Brasil:
* O primeiro detido, natural do Rio de Janeiro, foi condenado a 8 anos de prisão por estupro de vulnerável. O crime ocorreu em 2012, quando ele violentou uma adolescente de 15 anos em sua residência na cidade de Inhaúma (RJ). A 35ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro solicitou sua inclusão na lista de Alerta Vermelho da Interpol em junho de 2023, após não ser localizado para cumprir a pena.
* O segundo preso é originário de São Gotardo, região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, e recebeu sentença de 10 anos de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Entre 2013 e 2014, ele atuava como entregador de drogas utilizando uma motocicleta, distribuindo as substâncias em locais previamente estabelecidos por seus superiores e atendendo pedidos de usuários por telefone. Seu nome foi incluído no Alerta Vermelho da Interpol em setembro de 2022, após solicitação da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de São Gotardo.
Após a detenção no aeroporto, os criminosos foram encaminhados para diferentes unidades prisionais. O condenado por estupro foi levado ao Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Já o traficante foi transferido para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, também na Grande BH.