José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, faleceu nesta terça-feira (22 de janeiro) aos 95 anos em sua residência na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O contraventor mais antigo da alta cúpula do jogo do bicho havia recentemente recebido alta após 10 dias de internação por pneumonia no Hospital Vitória.
Figura emblemática da zona norte carioca, Piruinha construiu uma trajetória que se mistura com a história do jogo do bicho e do samba no Rio de Janeiro. Seu falecimento foi confirmado por seu advogado, Joaquim Queiroga Neto, e pela escola de samba Portela, onde seu filho Luís Carlos Escafura foi diretor e seu neto, Júnior Escafura, atualmente ocupa o cargo de vice-presidente.
* Iniciou no jogo do bicho aos 10 anos de idade
* Trabalhou como jornaleiro, engraxate, cobrador e motorista de lotação
* Na década de 60, assumiu o controle das bancas em Madureira, Cascadura, Abolição, Inhaúma e Maria da Graça
* Foi um dos 14 bicheiros condenados por formação de quadrilha nos anos 90, recebendo pena máxima de seis anos
* Era proprietário da casa de shows Sambola, na Abolição
* Mantinha forte ligação com o samba carioca
* Participou do documentário “Vale o Escrito” do Globoplay, onde revelou ser o único banqueiro declarado do jogo do bicho
Em 2006, Piruinha ganhou notoriedade adicional quando adesivos de seu haras, em Teresópolis, tornaram-se símbolos de proteção contra assaltos no Rio. “Vão querer me ligar ao banditismo, não tem nada a ver. Sou bicheiro e dono de haras de cavalos de corrida, porque não paga imposto”, declarou na época.
Seus últimos anos foram marcados por questões judiciais. Em 2021, foi preso por acusação de homicídio contra um vendedor de carros na zona oeste do Rio. Durante a detenção, sofreu uma queda que deteriorou sua saúde, progredindo posteriormente para prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Em 2023, enfrentou uma internação por pancreatite.
Com o falecimento de Piruinha, restam apenas dois representantes históricos do jogo do bicho: Aniz Abraão David (Anísio) e Aírton Guimarães Jorge (Capitão Guimarães).