Paulo Cesar Costa alerta sobre golpes digitais

Paulo Cesar Costa alerta sobre golpes digitais

CEO da PH3A apresenta os cinco tipos mais comuns de fraudes na internet e compartilha dicas essenciais de proteção contra golpistas digitais

O Brasil tem se destacado como um dos principais alvos de fraudes digitais na América Latina, com perdas significativas no e-commerce chegando a R$ 8,5 milhões. Segundo pesquisa do Barômetro da Segurança Digital da MasterCard, 64% das empresas já foram vítimas de ataques cibernéticos.

Paulo Cesar Costa, CEO e fundador da PH3A, apresenta os cinco principais tipos de golpes digitais mais comuns:

* Phishing: Fraudes por meio de e-mails, mensagens de texto ou sites falsos que buscam obter informações pessoais e financeiras através de links maliciosos.

* Malware: Instalação de programas maliciosos em dispositivos para espionar, roubar dados ou sequestrar sistemas.

* Engenharia Social: Manipulação psicológica para induzir pessoas a fornecerem informações confidenciais ou realizarem ações que beneficiem criminosos.

* Golpes em Redes Sociais: Fraudes que exploram interações nas redes sociais para obter dados pessoais ou financeiros.

* Golpes via Aplicativos de Mensagens: Fraudes como o falso sequestro, que utilizam apps de mensagens para enganar usuários.

Medidas de Proteção

Para se proteger contra esses golpes, Costa recomenda algumas medidas essenciais:

* Manter sistemas e antivírus atualizados
* Utilizar senhas fortes e diferentes para cada serviço
* Não clicar em links suspeitos
* Verificar a autenticidade de sites e remetentes
* Ativar autenticação em duas etapas

“Entre as soluções para garantir a segurança de dados e evitar grandes prejuízos, é preciso fazer uso de sistemas de Big Data, que permitem o monitoramento e o cruzamento de dados de forma permanente e automática para validar dados ou abortar situações potencialmente fraudulentas”, explica o CEO da PH3A.

Costa destaca que sistemas de prevenção à fraude podem identificar a autenticidade de compradores em e-commerce através de questionários específicos com perguntas que apenas o verdadeiro usuário conseguiria responder.

“E essa rotina é uma grande vantagem para todo e qualquer varejo eletrônico”, conclui Paulo Cesar Costa, ressaltando o papel fundamental das autoridades e empresas na prevenção e combate aos golpes digitais, com o apoio das tecnologias de dados para conferências automáticas de informações.

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