O futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, que toma posse na próxima terça-feira, já estabeleceu suas prioridades iniciais. Seu foco principal será aprimorar a capitalização das ações dos ministérios da Saúde e da Educação, visando melhorar a percepção popular sobre o governo Lula.
Sidônio Palmeira já iniciou articulações importantes, tendo se reunido com a equipe da ministra da Saúde, Nísia Trindade, na quinta-feira, com novo encontro previsto para os próximos dias. A escolha dessas áreas como prioritárias não é por acaso, já que são consideradas fundamentais para a gestão federal.
* A área da Saúde receberá atenção especial, com foco na comunicação digital. Sidônio destacou a importância de uma gestão moderna que se comunique efetivamente com a população, citando como exemplo a necessidade de informar adequadamente sobre locais de vacinação.
* No Ministério da Educação, a estratégia inclui maior capitalização do programa Pé de Meia, que oferece R$ 200 em poupança para estudantes de baixa renda do Ensino Médio. Novos lançamentos estão previstos para 2025, incluindo versões para Licenciatura e Universitário.
* A comunicação governamental buscará estabelecer uma pauta única, visando criar uma narrativa mais linear e uma marca mais definida para o governo.
Sidônio Palmeira chega à Secom com carta branca do presidente Lula para implementar mudanças na comunicação governamental. Como conselheiro informal nos dois primeiros anos do governo, já mantém interlocução com diversos ministros e integrantes do primeiro escalão.
A ministra Nísia Trindade já passou por media training e realizou ajustes em sua equipe próxima. Ela prepara uma agenda de viagens pelo país, incluindo visitas a Belo Horizonte e à Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para impulsionar ações do ministério.
“Tem uma expectativa grande com governo, tem a gestão e a percepção popular. Eu acho que a gente precisa alinhar essas três coisas”, afirmou Sidônio aos jornalistas no Palácio do Planalto.