A demanda por financiamento no Brasil apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O indicador registrou aumento de 12% em novembro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, embora tenha apresentado queda de 2% em relação a outubro.
O crescimento consecutivo em outubro e novembro de 2024, em comparação anual, não era observado desde junho de 2023, conforme destaca Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech.
A análise setorial do INDC revela:
* O setor de Serviços liderou o crescimento com expansão de 30% na comparação anual
* Bancos e outras instituições financeiras apresentaram aumento de 18%
* O segmento de Varejo registrou leve recuo de 1%, sem comprometer o desempenho geral do índice
“Mesmo em um momento ainda de recuperação da economia brasileira, observamos um comportamento mais otimista entre os consumidores e, consequentemente, mais animador para a oferta de crédito”, afirma Heimann.
Na análise mensal, o varejo mostrou recuperação com crescimento de 8% em relação a outubro. O setor de Serviços apresentou aumento de 5%, enquanto bancos e financeiras registraram queda de 10%, justificada pelo expressivo crescimento de 34% no mês anterior.
A Black Friday teve influência positiva nos resultados de novembro, especialmente no varejo. “Novembro já se tornou um mês atípico com a consolidação desse tradicional período de descontos e ofertas atraentes no Brasil. Ainda assim, quando comparamos com o ano passado, percebemos que houve uma melhora de fato”, avalia Heimann, que projeta perspectivas positivas para o mercado de crédito em 2025.