O Ministério de Minas e Energia anunciou uma lista tríplice para preencher vagas na diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em uma medida que promete agilizar processos paralisados no órgão regulador. A decisão vem em resposta à ausência de um quinto diretor, situação que tem causado atrasos em decisões importantes do setor elétrico desde maio de 2023.
A superintendente Ludimila Lima da Silva, atual responsável por Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica, lidera a lista de substitutos e deverá assumir a posição deixada por Hélvio Guerra. Os outros nomes indicados são Daniel Danna, secretário-geral da Aneel, e Ivo Sechi Nazareno, da secretaria de Leilões.
Esta nomeação temporária permite que os substitutos atuem na Aneel enquanto o governo não realiza uma indicação oficial para o mandato, que necessita de aprovação do Senado. A primeira substituta poderá permanecer no cargo por até 180 dias, após os quais, caso não haja uma nomeação definitiva, os outros substitutos assumem sequencialmente.