O presidente Lula telefonou para a atriz Fernanda Torres na noite de segunda-feira (6) para parabenizá-la pela conquista do Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”.
Durante a conversa, registrada em vídeo e compartilhada nas redes sociais, Lula expressou que tanto Fernanda quanto o Brasil mereciam este reconhecimento. O presidente estabeleceu uma conexão significativa entre o momento da premiação e a proximidade com as commemorações dos dois anos dos eventos de 8 de janeiro de 2023.
“E você sabe, que eu quero ver se a gente consegue transformar o 2025 num ano de defesa da democracia contra a extrema-direita, contra os fascistas, para a gente fazer a nossa juventude aprender o que que é democracia, pra saber o valor da democracia”, declarou Lula durante a ligação.
O filme dirigido por Walter Salles, que rendeu o prêmio à atriz, conta a história de Eunice Paiva após o desaparecimento e assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar. Em resposta ao presidente, Fernanda destacou a importância educativa da obra, afirmando que o longa “ensinou muito jovem a entender o que que é viver num Estado sem direitos civis”.