João Fonseca, tenista brasileiro de 18 anos, está prestes a fazer sua estreia histórica no Aberto da Austrália, marcando sua primeira participação em um torneio Grand Slam. O carioca, atual número 113 do ranking mundial, enfrentará o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, em sua partida de estreia.
O jovem tenista vem atraindo atenção internacional após uma série impressionante de resultados, incluindo:
* Conquista do título do US Open juvenil e alcance do primeiro lugar no ranking mundial da categoria
* Destaque no Rio Open do ano passado, chegando às quartas de final
* Vitória no Torneio Next Gen, superando os oito melhores jogadores sub-20 do mundo
* Conquista do título do Challenger de Camberra na Austrália
* Classificação para o Australian Open após três vitórias no qualifying, totalizando uma sequência atual de 13 vitórias consecutivas
O fenômeno brasileiro tem recebido elogios de grandes nomes do tênis mundial. Andy Roddick, ex-número 1 do mundo, prevê: “Fonseca é um cara que você espera ter um número 5 do lado do nome dele em um Grand Slam nos próximos dois ou três anos”. Novak Djokovic e Nick Kyrgios também já demonstraram publicamente admiração pelo talento do jovem brasileiro.
Fernando Meligeni, ex-número 25 do mundo, destaca: “Hoje, com 18 anos, com o tênis que joga, com a cabeça e a estrutura que têm, ele é o melhor jogador que já tivemos com essa idade”. O especialista ainda compara Fonseca com Gustavo Kuerten, afirmando que ele está mais bem preparado que o próprio Guga tinha nessa idade.
Larri Passos, lendário técnico de Gustavo Kuerten, demonstra otimismo: “Assim que eu vi que ele iria enfrentar o Rublev, eu disse que iria ganhar. O Fonseca está num momento muito bom e tem grandes chances”.
O Aberto da Austrália terá uma forte presença brasileira, com quatro tenistas nas chaves de simples: além de João Fonseca, participam Thiago Monteiro, Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia. Nas duplas, o Brasil será representado por Luisa Stefani, Marcelo Melo, Rafael Matos, Ingrid Martins e Orlando Luz.