O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variações significativas no setor de serviços durante o mês de dezembro de 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação de serviços apresentou desaceleração no último mês do ano, passando de 0,83% em novembro para 0,66% em dezembro.
Os números revelam um panorama detalhado do comportamento dos preços no país, com destaque para dois segmentos principais:
* A inflação de serviços, considerada um importante indicador das pressões de demanda sobre os preços, encerrou 2023 com alta acumulada de 4,78% nos últimos 12 meses, apresentando leve aumento em relação aos 4,71% registrados até novembro.
* Os preços dos itens monitorados pelo governo demonstraram queda menos acentuada em dezembro (-0,17%) em comparação com novembro (-0,87%). No acumulado de 12 meses, os preços monitorados registraram alta de 4,66%, inferior aos 5,17% observados até novembro.
O IPCA geral de dezembro fechou em 0,52%, contribuindo para uma taxa acumulada de 4,83% no ano de 2023, refletindo as variações tanto do setor de serviços quanto dos preços monitorados pelo governo.