Um homem de 27 anos foi preso na manhã desta terça-feira (7 de janeiro), na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, ao se passar por perito criminal da Polícia Civil. Ele alegava estar investigando o agressor de sua mãe, que teria sido vítima de roubo no dia anterior.
Segundo informações da Guarda Municipal (GM), o suspeito abordou agentes identificando-se como perito criminal e disse estar conduzindo uma investigação na Praça Rui Barbosa. Em seguida, começou a revistar moradores em situação de rua. Quando uma das pessoas abordadas se recusou a ser revistada, ele pediu apoio aos guardas municipais.
Desconfiados, os agentes verificaram a identidade do homem e constataram que ele não era policial. Durante a abordagem, encontraram em sua posse duas réplicas de armas de fogo — uma delas com a ponta laranja, característica de armas usadas em jogos de airsoft —, uma faca de cozinha e um distintivo de perito criminal.
O homem afirmou que sua mãe, de 59 anos, foi agredida com um soco e teve a bolsa roubada no dia anterior. Ele alegou que estava tentando recuperar os pertences, que incluíam remédios e um cartão bancário. “Tive uma ideia boba. Podia ter feito de outra maneira”, disse o suspeito, que chorou durante entrevista.
A ocorrência foi registrada e o suspeito encaminhado para a Central de Flagrantes (Ceflan II), no bairro Santa Tereza, onde será investigado por falsidade ideológica e outras possíveis infrações.