O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), realizará sua posse de forma virtual nesta quarta-feira (1º), seguindo recomendações médicas devido ao seu atual tratamento contra câncer. A administração municipal informou que o prefeito está com a imunidade comprometida e precisa evitar ambientes com aglomerações para prevenir possíveis infecções.
Em julho do ano passado, durante a pré-campanha eleitoral, Fuad Noman revelou publicamente que estava em tratamento contra um linfoma abdominal, um tipo de câncer no sangue. Mesmo enfrentando sessões de quimioterapia durante todo o período eleitoral, o prefeito conseguiu manter suas atividades políticas, recebendo liberação médica próximo à data do pleito, quando celebrou a remissão total da doença.
Aos 77 anos, Fuad Noman é portador de Linfoma não Hodgkin de Grandes Células B e atualmente segue um tratamento de manutenção com anticorpo monoclonal, realizado em intervalos de 60 dias. Sua equipe médica tem associado as dores nas pernas como um sintoma positivo do tratamento bem-sucedido.
O mês de dezembro foi particularmente desafiador para o prefeito, que precisou ser hospitalizado três vezes em um curto período. Sua última internação, ocorrida entre os dias 19 e 23, foi necessária devido a um quadro de diarreia e desidratação, sintomas relacionados aos medicamentos que vem utilizando, especialmente o anticoagulante oral.
A decisão de realizar a posse virtualmente reflete o cuidado necessário com a saúde do prefeito neste momento delicado de seu tratamento, priorizando sua recuperação enquanto mantém seus compromissos institucionais.