O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi novamente intubado após apresentar instabilidade respiratória. O chefe do executivo municipal está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul da capital mineira.
De acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta-feira, o prefeito passará por um procedimento de traqueostomia percutânea na sexta-feira para melhorar seus cuidados respiratórios. A intervenção consiste na abertura da parede anterior da traqueia.
Histórico da internação atual:
* No último domingo, Fuad Noman havia passado por extubação e estava recebendo suporte de oxigênio via cateter nasal externo
* Na última sexta-feira, foi internado devido a um quadro de insuficiência respiratória aguda, causada por pneumonia
* Com água no pulmão, precisou ser intubado emergencialmente
* Em decorrência da internação, solicitou licença médica da prefeitura por 15 dias, sendo substituído pelo vice-prefeito Álvaro Damião (União)
Histórico médico recente:
* Em julho de 2023, durante a pré-campanha, anunciou publicamente que estava em tratamento contra um linfoma abdominal
* Enfrentou o período eleitoral realizando quimioterapias, recebendo alta às vésperas do pleito, com remissão total da doença
* Em novembro, foi internado pela primeira vez após a eleição, com diagnóstico de neuropatia periférica
* Em dezembro, teve duas internações para tratar quadros de pneumonia e sangramento intestinal
A atual hospitalização aconteceu dois dias após sua posse para o segundo mandato, cerimônia da qual participou remotamente devido aos problemas de saúde. Na sexta-feira, antes da internação, Fuad Noman havia visitado o Hospital Sarah Kubitschek para avaliar a possibilidade de iniciar sessões de fisioterapia, procedimento recomendado pelos médicos para auxiliar na recuperação do tratamento contra o câncer.