O Cruzeiro iniciou um processo de mudanças em suas categorias de base após a eliminação do time sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior. As alterações incluem a saída de dois importantes membros da comissão técnica.
As principais mudanças ocorridas na Toca da Raposa I foram:
* O ex-volante Fabrício, ídolo do clube e auxiliar técnico geral das categorias de base, solicitou seu desligamento do cargo após apenas seis meses de trabalho. Ele havia iniciado sua trajetória como funcionário da base em junho de 2024.
* O coordenador metodológico Cyro Leães foi desligado de suas funções na segunda-feira (20). Leães era considerado um dos principais colaboradores de Adilson Batista, atual diretor das categorias de base do clube.
A saída de Cyro Leães coincidiu com o vazamento de um áudio, divulgado pelo jornalista Thiago Fernandes, contendo supostas críticas de Adilson Batista às contratações realizadas pelo departamento de futebol profissional do Cruzeiro. No áudio, foram questionadas as contratações do volante paraguaio Fabrizio Peralta e do zagueiro Jonathan Jesus, além de críticas sobre o posicionamento do atacante Dudu em campo, uma das principais contratações para 2025.
Apesar das mudanças e da polêmica envolvendo o áudio vazado, fontes confirmaram que Adilson Batista será mantido no cargo de diretor das categorias de base da equipe celeste.
As alterações na estrutura da base do Cruzeiro demonstram uma reformulação significativa no departamento, visando novos rumos para as categorias de formação do clube mineiro.