A primeira fase das negociações de cessar-fogo em Gaza, conduzidas no Catar, prevê a libertação de 33 reféns israelenses pelo Hamas. As discussões entraram em sua etapa final, conforme informações de fontes próximas às negociações e da imprensa israelense.
Os mediadores internacionais Catar, Egito e Estados Unidos intensificaram seus esforços para alcançar uma trégua entre Israel e o grupo palestino Hamas após 15 meses de conflito. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majel al-Ansari, afirmou: “Acreditamos que estamos nos estágios finais… esperamos que isso leve a um acordo muito rapidamente”.
* A primeira fase do acordo prevê a troca de 33 reféns israelenses por palestinos detidos em prisões israelenses
* A libertação começará por mulheres e crianças, segundo fontes próximas às negociações
* Conforme o Times of Israel, após a primeira fase, haverá negociações para uma segunda etapa, que incluirá “soldados do sexo masculino, homens em idade militar e os corpos dos reféns assassinados”
* Durante a implementação da primeira fase, Israel manterá uma zona-tampão em Gaza
* O Exército israelense “não se retirará de Gaza até que todos os reféns sejam devolvidos, mas permitirá o deslocamento de moradores do sul de Gaza para o norte da Faixa”, segundo o jornal Haaretz
O conflito entre Israel e Hamas teve início após ataques do grupo islamista em território israelense em 7 de outubro de 2023, resultando na morte de 1.210 pessoas, majoritariamente civis, e no sequestro de 251 pessoas.
Vale ressaltar que o único cessar-fogo alcançado entre as partes ocorreu no final de novembro de 2023, quando 105 reféns foram trocados por 240 palestinos detidos. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou otimismo ao declarar que um acordo está “prestes” a ser alcançado.