Casarão histórico de Itabira é demolido

Casarão histórico de Itabira é demolido

Construção do século 19 foi demolida após danos estruturais causados por obra irregular

Um casarão histórico do século 19, localizado na rua Tiradentes, número 194, no Centro Histórico de Itabira, Minas Gerais, foi demolido na manhã desta quarta-feira (15 de janeiro). A edificação, que ficava próxima à antiga residência do poeta Carlos Drummond de Andrade, precisou ser derrubada devido a danos severos em sua estrutura, causados por uma obra irregular em terreno adjacente.

O imóvel, que pertencia ao espólio da família Sampaio e à família de Chiquinho Delegado desde sua construção, era parte significativa da paisagem histórica da cidade. “É uma rua histórica, a rua Tiradentes, no final dela morou Carlos Drummond de Andrade e tantos outros personagens da história de Itabira. Essa casa mesmo pertenceu ao Chiquinho Delegado, família Sampaio, que é uma das famílias tradicionais da cidade que ajudaram a construir a nossa cidade de Itabira. É um pedaço da nossa memória no chão nesse dia de hoje”, lamentou o prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

O comerciante Luiz Alfredo Martins Rosa, de 75 anos, morador do bairro há 73 anos, compartilhou suas memórias afetivas do local: “Era muito grande, não sei se tinha cinco ou seis quartos. Tinha um porão muito grande, o fundo da casa dava em um brejo, uma água que escorria. Família grande”.

Cronologia da demolição

* No final de 2022, uma obra não autorizada teve início em um terreno na avenida Daniel Jardim de Grisolia, que constituía o quintal do casarão
* A prefeitura aplicou duas multas e enviou notificações ao responsável pela obra irregular
* Os trabalhos só foram interrompidos em janeiro de 2024
* Laudos técnicos do Poder Judiciário, Defesa Civil Municipal e Ministério Público confirmaram o risco estrutural do imóvel
* Uma liminar foi expedida na segunda-feira (14), autorizando a demolição

“A única solução encontrada foi exatamente a demolição da casa para preservar os outros imóveis, os outros casarões e também preservar vidas, naturalmente. Mas é uma cena que não queremos ver mais em Itabira”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lages.

Como medida preventiva, a administração municipal enviou um projeto de lei à Câmara Municipal visando fortalecer a proteção ao patrimônio histórico. Além disso, o município pretende tomar medidas legais contra o responsável pela obra irregular, buscando ressarcimento ao erário público e planejando uma possível reconstrução da fachada para fins culturais.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS