Chuvas atingem diversas regiões de Belo Horizonte nesta terça-feira (7 de janeiro), com intensidade variando de moderada a forte em diferentes áreas da capital mineira. A Defesa Civil Municipal monitora a situação e emitiu alertas para a população.
A precipitação se apresentou de forma mais intensa na região Centro-Sul, onde foi registrada como “moderada”, enquanto nas regionais do Barreiro, Venda Nova, Noroeste, Leste e Oeste, a intensidade foi classificada como “fraca”. Uma câmera de segurança na avenida Afonso Pena, no Centro, registrou a força das precipitações.
12h44 – Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico forte na regional Oeste e moderado nas regionais Barreiro e Noroeste até o próximo domingo (12). @prefeiturabh @OficialBHTRANS2 @Bombeiros_MG pic.twitter.com/n5A6X5cTtZ
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 7, 2025
A Defesa Civil emitiu um alerta prevendo pancadas de chuva entre 30 e 50 mm, com possibilidade de rajadas de vento atingindo até 50 km/h. O aviso permanece válido até às 8h de quarta-feira (8).
Situação preocupante foi identificada em algumas regiões da cidade:
* As regiões Noroeste e Barreiro apresentam risco geológico moderado
* A região Oeste está sob alerta de risco geológico forte
* Moradores devem ficar atentos aos sinais de saturação do solo e possíveis problemas estruturais
“Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193)”, informou o órgão.
A população deve manter-se vigilante e seguir as orientações das autoridades, especialmente nas áreas com maior risco geológico identificado.