A área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte foi reaberta nesta segunda-feira (13 de janeiro) após uma semana de interdição para revitalização. O trecho, localizado entre a BR-040 e o trevo do Bairro Betânia, próximo ao acesso ao Buritis, na Região Oeste da capital mineira, passou por importantes melhorias estruturais.
Durante o período de revitalização, foram realizadas diversas intervenções essenciais:
* Substituição completa da argila expandida, material fundamental para reduzir a velocidade dos veículos em situação de emergência
* Reparos nas defensas danificadas ao longo do trecho
* Verificação e manutenção do sistema de drenagem local
A estrutura conta com especificações técnicas importantes:
* Extensão total de 400 metros de comprimento
* 280 metros iniciais em asfalto
* 93,5 metros de área com cianita (argila expandida)
* Volume total de 380 metros cúbicos de material especial para aumento de atrito
“Salvar vidas é a principal meta da área de escape”, destacou o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), durante a cerimônia de reabertura. Segundo Antônio Boy, chefe de gabinete do vereador Irlan Melo, “Ela foi projetada para que, na hora que o carro entrar nessa área, ele pare automaticamente”.
De acordo com dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), desde sua inauguração em agosto de 2022, o equipamento já evitou 14 acidentes graves envolvendo veículos de carga. O investimento total foi de R$ 3,5 milhões, com recursos municipais.
O local é constantemente monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) através de câmeras de segurança, com protocolo de atendimento que inclui BHTrans, Polícia Militar Rodoviária e serviços de guincho.
Quanto ao futuro do Anel Rodoviário, Damião informou que o processo de municipalização está em andamento, faltando apenas questões burocráticas. “A gente conseguiu o principal: o interesse da prefeitura em municipalizar o anel e o do Governo Federal em repassar para o município”, afirmou, ressaltando que “BH tem a condição de assumir o Anel Rodoviário”, mesmo sem apoio financeiro federal.