O Vasco recebe o Atlético Mineiro nesta quarta-feira (4 de dezembro) em São Januário, em confronto válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes, empatadas com 44 pontos, ocupam a 12ª e 13ª posições respectivamente, e buscam garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2025.
O Cruz-Maltino, que já não corre risco de rebaixamento, possui 94,8% de chances de classificação para o torneio continental. Já o Atlético, além de buscar a vaga na Sul-Americana (87,7% de probabilidade), ainda precisa eliminar o risco matemático de queda para a Série B, atualmente em 0,11%, segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG.
O Atlético chega para o confronto em momento delicado, vindo de onze jogos sem vitórias, com sete derrotas e quatro empates, além da recente eliminação na Copa Libertadores para o Botafogo.
O Vasco também atravessa fase complicada, acumulando quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. A equipe passou por mudança no comando técnico, com Felipe Loureiro (“Maestro”) assumindo após a saída de Paulo Paiva.
O técnico Gabriel Milito terá os retornos de Lyanco, Mariano e Saraiva, que estavam suspensos. Por outro lado, não poderá contar com Paulinho, que passará por cirurgia e não joga mais na temporada, além de Bernard, machucado no joelho direito. Zaracho e Cadu seguem no departamento médico.
Do lado do Vasco, Felipe “Maestro” tem apenas três desfalques confirmados: os meias Adson e Estrella, e o atacante David, todos em tratamento no departamento médico.
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Léo, Lucas Piton (Leandrinho), Hugo Moura, Mateus Carvalho, Sforza, Coutinho, Rayan (Emerson Rodríguez) e Vegetti.
Atlético: Everson, Lyanco (Saravia), Battaglia, Alonso, Guilherme Arana, Alan Franco, Fausto Vera, Scarpa, Deyverson, Vargas e Hulk.
A partida será realizada às 19h, sob o comando do árbitro Davi de Oliveira Lacerda (ES), com auxílio de Alex Ang Ribeiro (SP) e Douglas Pagung (ES). No VAR, estará Daiane Muniz (SP).