STF suspende análise de offshore de Campos Neto

STF suspende análise de offshore de Campos Neto

Supremo retira da pauta recurso da AGU que contestava encerramento de investigação sobre offshore do presidente do Banco Central

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu retirar de pauta o recurso da Advocacia Geral da União (AGU) referente ao processo que investiga a offshore do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O recurso contestava a decisão que determinou o encerramento da apuração na Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP).

A investigação sobre a offshore de Campos Neto teve início em 2019, durante o governo Bolsonaro, e ganhou novo impulso em 2023, após a posse do presidente Lula. O processo estava programado para análise em reunião extraordinária da Comissão de Ética em 4 de setembro, mas foi interrompido por decisão do ministro Dias Toffoli.

O ministro Toffoli, que é o relator do caso, havia liberado o recurso para julgamento pela Segunda Turma, composta também pelos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Kássio Nunes Marques e André Mendonça. A análise estava prevista para começar na próxima semana em sessão virtual, mas foi removida da pauta sem nova data definida.

Na decisão que determinou o encerramento das ações administrativas, Toffoli argumentou que os fatos já haviam sido investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que concluiu pela inexistência de crime. Em resposta, a AGU recorreu em setembro, argumentando que “a transgressão de normas éticas não implica, necessariamente, violação de lei, mas, principalmente, descumprimento de um compromisso moral e dos padrões qualitativos estabelecidos”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS