O período de festas de fim de ano traz consigo diversas oportunidades para geração de renda extra, conforme aponta pesquisa realizada pelo Sebrae Minas com 869 MEIs e pequenos empreendedores. O estudo revela que o momento é propício para investimentos em trabalhos temporários, que podem auxiliar tanto na compra de presentes quanto no pagamento de contas do início do ano, como IPVA e IPTU.
De acordo com a pesquisa do Sebrae Minas, as áreas mais promissoras para trabalhos temporários são:
* Alimentos e bebidas lideram com 42% das expectativas positivas, incluindo serviços de buffet e produtos artesanais como panetones
* Viagens e hospedagens aparecem em segundo lugar, com 37% das indicações
* Eletrônicos ocupam a terceira posição com 32% das menções
* Setor de vestuário completa o ranking com 31% das expectativas
Victor Mota, analista do Sebrae, destaca que “as pessoas querem comer algo gostoso, diferente, e muitas vezes escolhem gastar em coisas que antes não olhariam como prioridade. É nesse momento que vemos surgirem as oportunidades de oferecer serviços como montagens de festas e buffets, vender um produto diferente, como um panetone artesanal”.
A confeiteira Marystela da Silva, de 31 anos, que produz panetones artesanais, ressalta que “o clima de final de ano traz otimismo e alegria. O Natal, por exemplo, é uma data que inspira as pessoas a demonstrar os seus afetos e sentimentos por quem gostam, admiram e amam”.
Casos de sucesso demonstram o potencial dessas oportunidades. A cozinheira Natália Figueroa, de 40 anos, relata que quadruplica sua renda com a venda de ceias por encomenda. Já Rodrigo da Cruz, de 33 anos, transformou seu trabalho temporário como churrasqueiro em um negócio próprio, conseguindo juntar R$ 40 mil para abrir sua butique de carnes.
A pesquisa do Sebrae também indica que 25% dos entrevistados preveem aumento na receita com vendas, 12% esperam oportunidades de lucro e 10% projetam a aquisição de novos clientes. Outros 7% focam na renovação do mix de produtos e fidelização de clientes.
O período é marcado pela injeção do 13º salário na economia, o que aquece o mercado e aumenta a demanda por serviços especializados, criando um ambiente favorável para quem busca complementar a renda.