Conhecer mais sobre ataques hackers e golpes que são praticados nos ajuda a termos maior atenção no dia a dia, consequentemente nos tornando menos suscetíveis às investidas dos criminosos, evitando que nos tornemos vítimas e tenhamos prejuízos.
Estimado leitor, seja muito bem-vindo(a) a esta coluna! É um imenso prazer e uma honra estar aqui com você novamente e fazer parte de alguns minutos do seu dia.
No artigo de hoje, trarei três resoluções para que você tenha mais segurança no mundo digital em 2025.
Parece algo sem importância, mas ataques hackers e golpes digitais, incluindo financeiros (como por exemplo o do PIX, muito comum), são parte presente do nosso dia a dia.
Você pode não ter sido uma vítima, mas certamente em alguns momentos já recebeu abordagens que poderiam ter te gerado prejuízos, como ligações telefônicas, mensagens de golpistas no WhatsApp, mensagens de texto via SMS e e-mails falsos.
Se golpes e ataques hackers não são tão familiares para você, te convido a conhecer um pouco mais do que estou falando; leia meus outros artigos aqui na coluna. Mas para te ajudar, vou te dar uma ideia da magnitude dos ataques hackers e como eles prejudicam vidas.
No artigo abaixo, falei sobre diversos hospitais em Londres (Inglaterra) que tiveram seus serviços paralisados por conta de um ataque hacker, que como consequência gerou prejuízos aos seus profissionais e, sem dúvidas, aos pacientes.
Por que isso importa?
Conhecer mais sobre ataques hackers e golpes que são praticados nos ajuda a termos maior atenção no dia a dia, consequentemente nos tornando menos suscetíveis às investidas dos criminosos, evitando que nos tornemos vítimas e tenhamos prejuízos.
3 resoluções para ter mais segurança digital em 2025
Leve estas três resoluções com você durante o ano de 2025 e tenho certeza de que evitará muitos problemas e prejuízos. Confira:
1) Desconfiar de tudo e de todos
· Desconfie de contatos não solicitados e links desconhecidos, seja em mensagens por SMS, WhatsApp, e-mails ou ligações telefônicas.
· Não faça nada se não tiver certeza de que, quem está do outro lado (empresa, pessoa) é alguém ou uma organização na qual você confia.
· Se desconfiar, não faça o que pedirem, não clique em links e não abra arquivos.
2) Prestar grande atenção no que estiver fazendo
· Preste atenção aos e-mails que recebe, às mensagens no WhatsApp e SMS, às ligações, aos websites que acessa, aos links que clica e arquivos que baixa; procure identificar se são legítimos, confiáveis.
· Entenda o contexto do que se passa e questione: “Solicitei essa ligação?”; “Conheço quem está do outro lado?”; “Faz sentido fazer o que essa pessoa/organização está me pedindo?”; se não fizer sentido, corte a comunicação e não execute nenhuma ação solicitada.
· Não faça nada no desespero só porque te pediram (medo e urgência são dois gatilhos muito usados pelos criminosos na aplicação dos golpes).
· Use a resolução nº 1 aqui, pois ela te ajudará a prestar atenção com desconfiança.
3) Cuidar bem de TODOS os meus acessos, deixá-los fortes/difíceis e ativar o múltiplo fator de autenticação onde for possível
· Crie senhas grandes (mínimo 12 caracteres), complexas e que não sejam óbvias, em todos os seus acessos.
· Altere as senhas a cada três meses (pelo menos).
· Guarde essas senhas em locais seguros (gerenciador de senhas, por exemplo).
· Habilite o múltiplo fator de autenticação em todos os acessos que possuírem esse mecanismo extra segurança.
Talvez você diga: “Ricardo, essas dicas são muito óbvias.”
Sim, é verdade. No entanto, o óbvio realmente precisa ser dito, mas não apenas dito, precisa ser feito.
Frequentemente ouvimos e lemos sobre casos de ataques hackers e golpes bem-sucedidos, e muitos destes casos ocorrem justamente pela falta de execução dos pontos que coloquei nas três resoluções.
Portanto, se você quer ter um 2025 com mais segurança em seu mundo digital e sem prejuízos financeiros (ou até mesmo reputacionais), adicione as três resoluções na sua lista do próximo ano e execute-as!
Espero que todas essas informações sejam úteis para você e vou ficando por aqui.
Se cuide, proteja o seu patrimônio digital e volte para conferir meu próximo artigo; será uma honra ter você aqui novamente.
Aproveito para já te desejar um ótimo fim de ano, um Feliz Natal (se você comemora) e um 2025 incrível, cheio de acontecimentos positivos!
Um abraço e até breve!