A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma megaoperação de combate aos “rolezinhos” que resultou na apreensão de aproximadamente mil motocicletas desde o dia 23 de dezembro. A ação visa coibir essa prática que representa sérios riscos à segurança pública e causa transtornos urbanos.
O balanço parcial da operação apresenta números expressivos nas ações de combate:
* Foram autuados 520 condutores inabilitados e realizadas 126 prisões, além de 19 detenções
* A operação também resultou na apreensão de drogas, munições e armas de fogo
* Nove motocicletas roubadas foram recuperadas durante as ações
* Na região metropolitana de Belo Horizonte, especificamente na noite de Natal, 70 motos foram retiradas das ruas e 37 pessoas foram presas
* Mais de 660 veículos foram fiscalizados, incluindo 22 carros removidos
A PMMG implementou estratégias específicas para combater os “rolezinhos”, incluindo o monitoramento de redes sociais pelo serviço de inteligência e o uso de aeronaves para identificar possíveis aglomerações. A operação abrange tanto áreas urbanas quanto rodovias estaduais e federais sob responsabilidade da corporação.
A major Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar, esclareceu o objetivo da operação: “O rolezinho, normalmente organizado pela internet, é um aglomerado de pessoas que fecham vias com intuito de praticar manobras perigosas que geram riscos e perturbam a sociedade de bem, sendo uma prática que, infelizmente, não acontece só em Minas Gerais. E para proteger a população, a Polícia Militar se antecipou e lançou a operação em todas as regiões do estado”.
Para o período da virada do ano, uma nova operação já está programada. No Natal, a PM mobilizou aproximadamente 400 policiais, 70 viaturas e 80 motociclistas adicionais para reforçar o patrulhamento em áreas críticas, contando também com suporte tecnológico de drones e aeronaves para monitoramento em tempo real.