O Papa Francisco enviou uma carta aos fiéis da Nicarágua expressando sua solidariedade e apoio à comunidade católica local, que enfrenta medidas restritivas do regime atual, incluindo prisões e expulsões de religiosos.
Em sua mensagem, enviada por ocasião da Novena da Imaculada Conceição, o pontífice destaca a força da fé do povo nicaraguense e oferece palavras de encorajamento diante das adversidades enfrentadas pela Igreja Católica no país.
O Papa Francisco ressalta o “afeto” pelo povo nicaraguense, “que sempre se distinguiu por um extraordinário amor a Deus”. Ele enfatiza que a confiança em Deus e a fidelidade à Igreja são os “dois grandes faróis” que iluminam a existência dos fiéis na Nicarágua.
“Vocês sempre experimentaram sua proteção materna em todas as suas necessidades e demonstraram sua gratidão com uma religiosidade muito bela e espiritualmente rica”, destaca o Papa Francisco na carta. Ele reforça que “a fé e a esperança fazem milagres” e pede aos fiéis que não se esqueçam da “amorosa Providência do Senhor”.
Jorge Bergoglio transmite sua “proximidade e a certeza” de orações “incessantemente à Santíssima Virgem” pelo povo nicaraguense. A mensagem surge em um momento crítico, quando a Igreja Católica na Nicarágua enfrenta uma intensa campanha governamental que resulta em prisões e expulsões de padres e freiras, além de denúncias de agressões e vigilância sobre cerimônias religiosas.