Cidade de Óbidos, no Pará, conquista Selo Ouro do MEC em alfabetização

Cidade de Óbidos, no Pará, conquista Selo Ouro do MEC em alfabetização

Óbidos conquista Selo Ouro do MEC, com 90 pontos em avaliação sobre avanços significativos nas práticas de alfabetização escolar

A cidade de Óbidos, localizada no oeste do Pará, conquistou o “Selo Ouro” do Ministério da Educação (MEC) por seus avanços significativos na área de alfabetização. A rede municipal de ensino alcançou 90 pontos na avaliação, destacando-se entre os municípios da região com uma das maiores pontuações.

O reconhecimento veio após a implementação de diversas mudanças e novas metodologias ao longo do ano, em colaboração com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal e o Programa Alfabetiza Pará do Governo Estadual.

Principais Conquistas e Implementações:

* O município aderiu à política de alfabetização em regime de colaboração com o estado e ao Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

* Houve distribuição de materiais didáticos específicos e investimento na formação de professores e gestores educacionais

* A Secretaria Municipal de Educação (Semed) implementou avaliações periódicas do aprendizado e criou projetos para reposição da aprendizagem

* Foram instalados “cantinhos de leitura” nas unidades de ensino dos anos iniciais e realizadas formações específicas para professores

* As desigualdades de desempenho passaram a ser avaliadas considerando diferentes realidades: urbana, rural, indígena e quilombola

O prefeito Jaime Silva expressou sua gratidão: “Agradeço a toda a nossa equipe da Semed por acreditar que realmente nos elevaríamos a educação no município de Óbidos. Esse é um legado que a gestão municipal está deixando para a população obidense”.

A secretária de Educação de Óbidos, Maria Zilda Bentes, destacou: “É uma conquista de todos. Para nós, os pontos mais importantes nesse compromisso foram a melhoria dos indicadores da alfabetização, o fortalecimento do ensino e da gestão escolar através de formações e orientações para os nossos profissionais”.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de assegurar a recomposição das aprendizagens para alunos do 3º, 4º e 5º ano, considerando os impactos da pandemia.

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