MotoGP confirma retorno ao Brasil em Goiânia

MotoGP confirma retorno ao Brasil em Goiânia

Categoria máxima do motociclismo mundial volta ao país após 22 anos com prova marcada para 2026 no Autódromo Ayrton Senna

A MotoGP, principal categoria do motociclismo mundial, anunciou oficialmente seu retorno ao Brasil após 22 anos de ausência. O anúncio foi realizado em Goiânia, com a assinatura de um contrato de cinco anos entre a Dorna, detentora dos direitos da categoria, o governo local e a Brasil Motorsport, atual promotora do GP de São Paulo de Fórmula 1.

O Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, será a casa da competição a partir de 2026, marcando o retorno da categoria ao país. O acordo é resultado de negociações que começaram em junho, quando representantes do governo goiano acompanharam uma etapa na Holanda e participaram de reuniões em Madri.

Pontos principais do acordo:

* A primeira corrida está programada para março de 2026, com acordo inicial de três anos e possibilidade de extensão até 2030
* O Autódromo Ayrton Senna passará por reformas estruturais e modificações no traçado, com obras previstas para durarem seis meses
* As melhorias incluem ampliação das áreas de escape e alterações no último setor do circuito para adequação aos padrões de segurança da categoria
* O evento deve movimentar mais de 3 mil trabalhadores e atrair cerca de 100 mil fãs

Carlos Ezpeleta, CEO da Dorna, expressou seu entusiasmo: “É uma honra poder anunciar que a MotoGP estará de volta ao Brasil 20 anos depois do último evento. É um Grande Prêmio que tem muita história para o campeonato, corremos aqui por três anos e com lendas do nosso esporte.”

O piloto brasileiro Eric Granado, representante na Moto E, comentou sobre o impacto do retorno: “Estou muito feliz, isso é um sonho de muita gente no Brasil. Eu, como fã e como piloto, fico muito contente e sei que é um trabalho muito difícil de muitas pessoas, estão todos de parabéns.”

O Brasil tem uma rica história com a MotoGP, tendo sediado provas em diferentes cidades: Goiânia (1987 a 1989), São Paulo (1992) e Rio de Janeiro (1995 a 2004, exceto 1998). O retorno da categoria em 2026 marcará também a primeira vez desde 1999 que a América do Sul receberá duas etapas do campeonato, considerando a prova já existente na Argentina.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS