O McDonald”s enfrentou um surto de E.coli nos Estados Unidos que afetou 104 pessoas em 14 estados diferentes, resultando em 34 hospitalizações e uma morte. Após investigação das autoridades federais de saúde, foi confirmado que cebolas fatiadas utilizadas no lanche Quarter Pounder foram a provável fonte da contaminação.
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) conduziu uma extensa investigação que revelou resultados positivos para E.coli em amostras de cebolas amarelas da rede e em uma amostra ambiental de um produtor, embora as cepas encontradas não correspondessem exatamente àquela relacionada às doenças relatadas.
* Autoridades de saúde estaduais e locais realizaram entrevistas com as pessoas infectadas, confirmando que a maioria havia consumido produtos do McDonald”s contendo cebolas fatiadas.
* A Taylor Farms, fornecedora identificada como fonte das cebolas contaminadas, iniciou um recall voluntário de seus produtos assim que o surto foi divulgado.
* Em resposta ao incidente, o McDonald”s interrompeu imediatamente a aquisição de cebolas tanto da instalação envolvida quanto da fazenda relacionada ao caso.
* A rede de fast food anunciou um investimento significativo de US$ 100 milhões para acelerar sua recuperação do surto e fornecer suporte aos restaurantes franqueados afetados.
A empresa não forneceu detalhes específicos sobre o impacto do surto nas vendas ou no fluxo de clientes, nem se pronunciou sobre possíveis processos judiciais relacionados ao incidente.