A Polícia Civil realizou uma operação que resultou na prisão de sete integrantes da Mancha Alvi Verde, principal torcida organizada do Palmeiras. Os detidos são suspeitos de participarem de uma emboscada contra um ônibus da Máfia Azul, torcida organizada do Cruzeiro, que resultou em uma morte e 17 feridos.
O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) está executando uma operação com 13 mandados de prisão temporária e 23 de busca e apreensão em diversos municípios da região metropolitana de São Paulo. Entre os procurados que seguem foragidos estão Jorge Luís Sampaio e Felipe Mattos, presidente e vice-presidente da Mancha Alvi Verde, respectivamente.
O ataque ocorreu na madrugada de 27 de outubro, na rodovia Fernão Dias, em Mairiporã, sentido Belo Horizonte. Durante a emboscada, um ônibus com torcedores cruzeirenses foi incendiado.
José Victor Miranda, de 30 anos, integrante da Máfia Azul de Sete Lagoas, foi a vítima fatal do ataque. Ele foi internado no Hospital Anjo Gabriel, em Mairiporã, com graves queimaduras, mas não resistiu aos ferimentos.
A investigação, iniciada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), já havia resultado em duas prisões em novembro. Um dos suspeitos, Henrique Moreira Lelis, teve seu mandado de prisão revogado após comprovação de que estava a 400 quilômetros do local do crime.
O caso é considerado pela polícia como uma retaliação a um episódio ocorrido em 2022, também na Fernão Dias, quando torcedores do Cruzeiro atacaram membros da Mancha Alvi Verde. Na ocasião, o presidente Jorge Luís Sampaio Santos foi agredido e teve pertences roubados, com vídeos do ataque divulgados nas redes sociais.
Em decorrência desses eventos, a partida entre Cruzeiro e Palmeiras, marcada para esta quarta-feira (04) no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi determinada pela CBF para acontecer com portões fechados. O governo de Minas Gerais busca na Justiça comum a liberação do jogo apenas para torcedores do Cruzeiro, decisão que é contestada por ambos os clubes.