O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por exames de sangue neste sábado, 14, como parte do acompanhamento médico após procedimentos cirúrgicos realizados esta semana. O mandatário segue internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, recebendo cuidados “semi-intensivos”.
De acordo com o último boletim médico, Lula permanece “lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando”. Na sexta-feira, o presidente compartilhou um vídeo em suas redes sociais onde aparece caminhando pelos corredores do hospital.
Cronologia dos eventos recentes:
* Na terça-feira, 10, Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência após sentir dores de cabeça em Brasília, sendo transferido para São Paulo
* Na quinta-feira, o presidente passou por um procedimento complementar preventivo para drenar um hematoma no crânio, visando evitar novos sangramentos
* Ainda na quinta-feira, os médicos retiraram com sucesso o dreno intracraniano, sem intercorrências
O neurocirurgião Marcos Stavale, responsável pelos procedimentos, afirmou: “Agora tem uma segurança máxima. O risco de ele ter um novo sangramento é estatisticamente desprezível”.
Em suas redes sociais, Lula agradeceu o apoio recebido: “Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte!”.
A equipe médica confirmou que o presidente está neurologicamente normal e cognitivamente íntegro, sem sequelas. No entanto, deverá fazer um “repouso relativo” após receber alta. Por recomendação médica, Lula está recebendo apenas visitas de familiares e tem previsão de retorno a Brasília na próxima semana.