O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou um panorama positivo das conquistas econômicas do governo durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”. Em sua apresentação, enfatizou a importância do controle de gastos públicos para assegurar um crescimento econômico sustentável com inflação controlada.
Durante sua fala de aproximadamente três minutos, Haddad apresentou dados comparativos significativos: “Na comparação com 2010, nós perdemos três pontos do PIB de receita primária e as despesas não pararam de crescer, com a aprovação de inúmeros projetos, alguns meritórios e alguns não. Fazer esse reencontro é muito importante para a sustentabilidade da economia”.
O ministro destacou pontos positivos importantes para a economia brasileira:
* Previsão de crescimento do PIB superior a 3% para 2024
* Redução histórica nas taxas de desemprego e miséria
* Queda recorde no número de adultos que nem estudam nem trabalham (população “nem-nem”)
Haddad também ressaltou o empenho do Congresso Nacional na votação da regulamentação da reforma tributária, prevista para esta quinta-feira, com possibilidade de aprovação ainda este ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro reforçou a importância da aprovação das medidas de contenção de gastos propostas pelo governo, visando a sustentabilidade econômica do país.