Bu-Bu, gorila macho de 27 anos, chega ao Zoológico de Belo Horizonte vindo da Hungria como parte de um programa de conservação da espécie. O primata foi transferido para formar um novo grupo reprodutivo com as fêmeas Imbi, Lou Lou e Anaya, após a transferência dos antigos machos do zoológico.
A chegada do novo gorila é resultado de uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), visando a conservação ex situ da espécie ameaçada de extinção.
Bu-Bu permanecerá em isolamento por 30 a 40 dias, sem contato com visitantes, para adaptação ao novo ambiente. A transferência ocorreu após os quatro machos anteriores (um pai e três filhos) terem sido realocados para o Animália Park, em Cotia, São Paulo, em maio deste ano. A mudança foi necessária devido aos confrontos entre os jovens gorilas que atingiram a maturidade sexual e seu pai, o silverback (macho alfa), um “comportamento normal e saudável na sociedade dos gorilas, que poderia se tornar acentuado na presença de três fêmeas”, conforme explicou a PBH.
O programa de conservação tem como objetivo principal garantir a reprodução da espécie, formando grupos saudáveis que possam, futuramente, ser reintroduzidos na natureza. “Um dos objetivos do programa é de futuramente devolver grupos saudáveis e reprodutivos à natureza”, informou a administração.