A Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou nesta quinta-feira (5) a programação da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2025, revelando que o Cruzeiro terá uma sequência intensa de clássicos estaduais.
O calendário apresenta uma peculiaridade interessante para a Raposa, que enfrentará seus dois principais rivais em rodadas consecutivas. Na sexta rodada, o time celeste jogará contra o América no Independência, seguido por um confronto com o Atlético no Mineirão, apenas quatro dias depois.
Diferentemente da edição de 2024, o clássico entre Cruzeiro e Atlético na fase classificatória será realizado no Mineirão. Vale ressaltar que o confronto da penúltima rodada não deverá contar com torcedores atleticanos, seguindo o acordo estabelecido, similar ao que ocorreu nos jogos da atual temporada.
O Campeonato Mineiro de 2025 contará com 12 equipes participantes:
* América
* Athletic
* Atlético
* Cruzeiro
* Democrata
* Itabirito
* Pouso Alegre
* Tombense
* Uberlândia
* Villa Nova
* Betim (campeão do Módulo II)
* Aymorés (vice-campeão do Módulo II)
O atual campeão Atlético buscará seu sexto título consecutivo na competição, podendo igualar sua maior sequência histórica de conquistas. O formato da competição prevê que o primeiro colocado de cada grupo, mais o melhor segundo colocado geral, avancem para as semifinais. O time com melhor campanha enfrentará o quarto colocado, enquanto o segundo jogará contra o terceiro.
Na fase eliminatória, os confrontos serão decididos em jogos de ida e volta, com uma mudança significativa no regulamento: o clube com melhor desempenho na fase classificatória não terá mais a vantagem de se classificar com dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.