A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta segunda-feira, 26, os resultados da pesquisa Radar Febraban, revelando um cenário otimista para 2025. O levantamento mostra que 75% dos brasileiros acreditam em melhorias para sua vida pessoal, familiar e para o país no próximo ano, apresentando um aumento de um ponto percentual em relação a dezembro do ano anterior.
O estudo também revelou uma avaliação positiva do ano atual, com 80% dos brasileiros indicando que sua vida pessoal e familiar melhorou (46%) ou permaneceu estável (34%) em 2024.
* Emprego e renda lideraram as áreas de melhoria percebida pelos brasileiros, sendo mencionados por 23% dos entrevistados
* Saúde e educação aparecem na sequência, com 9% e 7% respectivamente
* 68% dos participantes preveem aumento da inflação e do custo de vida para 2025
* Similar percentual (68%) acredita em elevação das taxas de juros
Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipesp), responsável pela aplicação do levantamento, comentou: “De um lado, o período que se encerra teve um viés positivo para as pessoas e as famílias, com a alta do emprego, mas também foi influenciado negativamente pela seca, queimadas e pelo noticiário de alta da Selic, dos juros e da inflação”.
A pesquisa Radar Febraban foi conduzida entre os dias 5 e 9 de dezembro, contemplando 2 mil entrevistados distribuídos nas cinco regiões do país. O relatório completo está disponível para consulta no site da Febraban.