Eduardo Bolsonaro se coloca como opção para 2026

Eduardo Bolsonaro se coloca como opção para 2026

Eduardo Bolsonaro afirma ser uma opção para a eleição de 2026, enquanto seu pai, Jair Bolsonaro, segue como “plano A” do PL para a presidência.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) na Argentina que, embora seu pai Jair Bolsonaro (PL) continue sendo o “plano A” do partido para as eleições presidenciais de 2026, ele próprio poderia ser considerado como “plano B”. O parlamentar ressaltou, no entanto, que não é pré-candidato ao Planalto.

A situação atual de Jair Bolsonaro, que é o preferido do PL para 2026, é complexa devido à sua inelegibilidade até 2030, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente acumula duas condenações por inelegibilidade ainda em vigor:

* Em junho de 2023, foi condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, devido à reunião com embaixadores onde criticou as urnas eletrônicas sem apresentar provas
* Em outubro do mesmo ano, recebeu nova condenação por abuso de poder político durante as comemorações do Dia da Independência em 2022, quando utilizou o evento para fazer campanha

Além das questões eleitorais, Jair Bolsonaro enfrenta três indiciamentos da Polícia Federal:

* Fraude em seu cartão de vacinas
* Caso das joias
* Tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, sendo apontado como líder da conspiração

A declaração de Eduardo Bolsonaro diverge do posicionamento de seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que afirmou anteriormente que “o plano A é Jair Bolsonaro, o plano B é o plano A”. Também contrasta com a posição do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que indicou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como primeira opção para candidatura à Presidência.

O grupo político de Jair Bolsonaro ainda mantém esperanças em uma possível anistia que permitiria sua candidatura. Um projeto de lei que visa anistiar os presos durante os atos de 8 de Janeiro está com tramitação paralisada na Câmara, aguardando a criação de uma comissão especial.

Vale ressaltar que Eduardo Bolsonaro foi anteriormente “lançado” por Valdemar Costa Neto como candidato ao Senado durante um evento no interior paulista em junho, quando o dirigente do PL o apresentou como “nosso candidato a senador daqui a dois anos”.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS