Timss revela déficit em matemática nas escolas do Brasil

Timss revela déficit em matemática nas escolas do Brasil

Estudo internacional mostra que 51% dos alunos brasileiros de 9 anos não dominam habilidades básicas de matemática

O Brasil participou pela primeira vez do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), revelando um cenário preocupante na educação básica do país. Os resultados, divulgados pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), mostram que 51% das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental não dominam conceitos básicos de matemática.

Na avaliação do 4º ano, o Brasil obteve média de 400 pontos em matemática, superando apenas Marrocos, Kuwait e África do Sul entre os 64 países participantes. Em comparação com a média geral de 503 pontos, o país está aproximadamente três anos escolares atrasado.

Principais Resultados do Timss

* No 4º ano, mais da metade dos estudantes não consegue realizar operações simples como tabuada, interpretação de gráficos ou soma e subtração de números de três algarismos
* Entre os alunos do 8º ano, 62% não dominam conceitos geométricos básicos, como identificar formas simples ou calcular o lado de um quadrado
* Os 5% com pior desempenho no 4º ano atingiram no máximo 259 pontos, indicando praticamente nenhuma compreensão do conteúdo avaliado

Desempenho em Ciências

* O resultado em ciências foi menos preocupante, mas ainda insatisfatório
* No 4º ano, 39% não dominam conhecimentos básicos sobre plantas, animais e meio ambiente
* No 8º ano, 42% não compreendem conceitos fundamentais sobre células, tecidos e órgãos

“São crianças de 9 anos: é muito cedo para estarmos tão atrasados. Nosso desempenho ficou próximo ao de países africanos com PIB menor do que o nosso”, afirma Ernesto Martins Faria, especialista em avaliação de políticas públicas educacionais e diretor-executivo do Iede.

Fatores Contribuintes

* Pouca familiaridade com números no cotidiano
* Baixa atratividade da carreira docente em matemática
* Desequilíbrio na distribuição de professores qualificados
* Desigualdade econômica e acesso tardio à educação formal

O especialista Ernesto Martins Faria ressalta que o nível de dificuldade do Timss é superior ao da principal avaliação nacional, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sugerindo a necessidade de elevar os padrões de avaliação no país.

Os resultados do Timss 2023 evidenciam que o Brasil enfrenta desafios significativos no ensino de matemática, necessitando de ações urgentes para melhorar a qualidade da educação básica e reduzir as desigualdades no sistema educacional.

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