O Cruzeiro enfrentará o Juventude no próximo domingo (8/12), às 16h (de Brasília), em Caxias do Sul, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa, que ocupa a 9ª posição com 49 pontos, não depende apenas de si para garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2025.
O cenário para o confronto mudou significativamente após a vitória do Juventude sobre o São Paulo por 2 a 1 no MorumBIS, na quarta-feira (4/12). O resultado não apenas livrou o time gaúcho do rebaixamento, como também manteve vivas suas aspirações de classificação para a Copa Sul-Americana, competição que não disputa desde 2005.
* O Cruzeiro, com 49 pontos, está um ponto atrás do Bahia, que ocupa a 8ª posição com 50 pontos
* O Esquadrão de Aço jogará simultaneamente contra o já rebaixado Atlético Goianiense, em Salvador
* O Juventude, mesmo em caso de derrota para a Raposa, ainda pode garantir vaga na Sul-Americana, beneficiado pela atual configuração das vagas
A distribuição das vagas para a Sul-Americana foi alterada devido aos títulos do Flamengo na Copa do Brasil e do Botafogo na Libertadores, permitindo que equipes entre a 14ª e 9ª posição da Série A se classifiquem para a competição continental.
O Juventude, que soma 45 pontos, chega para o confronto mais tranquilo após garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro, mas ainda motivado pela possibilidade de retornar a uma competição internacional após quase duas décadas.