Nesta quinta-feira (12 de dezembro), a partir das 9h, 147 novas mudas de árvores serão plantadas na Avenida Antônio Carlos, nas proximidades do Viaduto Angola, na Lagoinha, em comemoração aos 127 anos de Belo Horizonte. Com esse plantio, realizado pela Conferência Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura concluirá a implementação do corredor verde na avenida, totalizando 2.347 árvores ao longo da via.
Serão plantadas espécies nativas da região, como calistemon, sibipiruna, pau-ferro, mulungu, ipê-amarelo, ipê-roxo, jacarandá-caroba, mirindiba, escumilha-resedá, escumilha-africana, magnólia, oiti, aroeira-salsa, ipê-tabaco, ipê-branco, quaresmeira e manacá-da-serra. A área destinada ao plantio possui cerca de 3.700 m² e está próxima da Minifloresta do Arraiá, implantada pelos quadrilheiros do Arraial de BH em agosto.
Com este plantio, Belo Horizonte alcança a 23ª minifloresta implantada, sendo a décima deste ano. As miniflorestas trazem diversos benefícios para a cidade, como a melhora na permeabilidade do solo, a redução da temperatura ambiente, o incentivo à biodiversidade e a contribuição para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, ao capturar o dióxido de carbono da área.
Gelson Leite, secretário municipal interino do Meio Ambiente, lembrou do lançamento da Nova Agenda Verde em junho deste ano, pelo prefeito Fuad Noman, quando foi anunciada a criação do corredor verde na Avenida Antônio Carlos, com a meta de plantar 1.000 árvores na via. “Estamos encerrando o ano com a meta superada, com mais de 2.300 árvores já plantadas”, destacou Leite.