A celebração de Nossa Senhora da Conceição neste domingo (8) mobiliza fiéis em diversas cidades de Minas Gerais, com programação especial de missas, procissões e cerimônias religiosas. As festividades destacam a forte devoção dos mineiros à santa, especialmente em Belo Horizonte, Sabará e Santa Luzia.
De acordo com a Arquidiocese de BH, as celebrações têm início na madrugada, às 3h30, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, localizado no bairro Lagoinha, Região Noroeste da capital.
* Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a celebração será dupla. Durante a missa solene das 10h na Matriz Nossa Senhora da Conceição, os fiéis terão um momento histórico com o retorno da imagem de São José de Botas, desaparecida desde a Semana Santa de 1947. A peça sacra, encontrada em um site de leilões no Rio de Janeiro, será devolvida à paróquia pelo Ministério Público de Minas Gerais.
* Em Santa Luzia, o Mosteiro Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, que completa 310 anos, celebra sua protetora com missas solenes às 10h30 e 15h, além do terço. O local também comemora os 170 anos do dogma da Imaculada Conceição, proclamado pelo papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854.
A devoção à Nossa Senhora da Conceição em Belo Horizonte tem raízes históricas profundas, remontando aos tempos do antigo Curral del-Rei. Por sua ligação com Sabará, cuja Igreja-Mãe é a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a tradição foi mantida mesmo após a inauguração da capital mineira em 12 de dezembro de 1897.
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Sabará, considerada uma das primeiras igrejas de Minas, terá um momento especial com a apresentação da imagem recuperada de São José de Botas, que passará por processo de restauração para preservar suas características originais.
As celebrações evidenciam a força da tradição religiosa em Minas Gerais e a importância de Nossa Senhora da Conceição para os fiéis da região, mantendo viva uma devoção centenária que une diferentes cidades do estado.