O Rio de Janeiro foi confirmado como sede do encontro dos chefes de Estado do Brics em 2025, conforme anúncio feito pelo prefeito Eduardo Paes nesta sexta-feira. A revelação aconteceu durante um evento na capital fluminense, após sua visita a Brasília para discutir este e outros assuntos.
O Brasil assumirá a presidência do bloco no próximo ano, mantendo sua tradição de sediar importantes eventos internacionais. A cidade do Rio de Janeiro tem se destacado como palco de encontros globais significativos, reforçando sua posição no cenário internacional.
“A reunião dos Brics vai vir ano que vem pra cá. Ele (presidente Luiz Inácio Lula da Silva) disse que eu não podia anunciar ainda, mas dane-se. Já estou anunciando”, declarou Paes durante seu discurso.
O prefeito também fez menções bem-humoradas sobre a presença de líderes mundiais, comentando: “Já falei com o companheiro Xi (Jinping , presidente da China) para encontrar ele aqui de novo. (O presidente da França, Emmanuel) Macron não vem e não vou poder passear com ele aqui. (O presidente dos EUA Joe) Biden também não. De repente a gente chama o Biden para visitar o Cristo Redentor sem ser presidente”.
A cidade do Rio de Janeiro tem construído um impressionante histórico de eventos internacionais nos últimos anos, incluindo:
* Jogos Panamericanos em 2007
* Conferência Rio+20 em 2012
* Final da Copa do Mundo em 2014
* Jogos Olímpicos em 2016
* Finais da Copa Libertadores em 2020 e 2023
* Cúpula do G20 em 2023
Além disso, a cidade, em parceria com Niterói, está se candidatando para sediar os Jogos Panamericanos de 2031, demonstrando sua contínua ambição em receber eventos de grande porte.