A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela BR-040 desde agosto de 2023, anunciou durante celebração dos 100 dias de concessão que o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora será completamente duplicado em sete anos. O projeto faz parte de um contrato de concessão de 30 anos e representa um marco significativo para a infraestrutura rodoviária de Minas Gerais.
O cronograma de obras prevê a duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete até 2030, com a extensão completa até Juiz de Fora sendo finalizada em 2032. O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, confirmou o planejamento: “A partir do segundo ano (de contrato), nós teremos o início das duplicações e outras grandes obras. Com a conclusão no sexto ano, no mais tardar no sétimo, ou seja, teremos todas as obras executadas na rodovia. Entre elas todas as duplicações dos trechos que estão dispostos no contrato”.
* A BR-040 receberá aproximadamente 253 km de melhorias, incluindo:
* 164 km de trechos duplicados
* 42 km de faixas adicionais
* 15 km de vias marginais
* 14 km de ciclovias
* 33 dispositivos de interconexão
* 8 passarelas
O diretor da EPR, Eric Camargo de Almeida, demonstrou confiança na execução do projeto: “O prazo é possível. Nós já estamos trabalhando desde o início dos estudos do projeto da BR-040. Sabíamos dessa dificuldade. Quando ganhamos o leilão, aumentamos o ritmo desses trabalhos e temos discutido incansavelmente com o IBAMA, além de já termos iniciado os trabalhos de identificação e desapropriações das propriedades, para que a gente não tenha nenhum problema de gargalo pra iniciar as obras”.
O investimento total previsto é de R$ 8,7 bilhões, dos quais R$ 3,5 bilhões serão destinados às obras que devem começar entre 2026 e 2027. A concessão foi formalizada em abril de 2023, quando a EPR Via Mineira venceu o leilão oferecendo um desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio no trecho de aproximadamente 300 km entre as duas principais cidades mineiras.