“Bento”: espetáculo de dança do Cefart celebra a riqueza cultural de Minas Gerais

“Bento”: espetáculo de dança do Cefart celebra a riqueza cultural de Minas Gerais

Apresentações acontecem nos dias 10 e 11 de dezembro, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com entrada gratuita

Minas Gerais, com suas montanhas, histórias e o curso majestoso do Rio São Francisco, é a inspiração para o espetáculo “Bento”, uma montagem apresentada pelos artistas dos cursos de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado. Com direção de Alan Keller e trilha sonora assinada por Sérgio Pererê, a obra será apresentada nos dias 10 e 11 de dezembro, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Uma viagem cultural pelo Velho Chico

A montagem narra a jornada de Bento, um menino que decide navegar pelo Rio São Francisco para levar ao mar as riquezas de Minas Gerais, em uma tentativa poética de “reconciliar” o estado com o oceano. Durante o percurso, Bento descobre a diversidade e a riqueza cultural de sua terra natal, fortalecendo o diálogo entre a infância, a tradição e a modernidade.

Dividido em dois atos, o espetáculo explora a relação simbólica entre o rio e os artistas que encenam a história. O primeiro ato, “É a Foz”, faz uma analogia entre a nascente do rio e a formação dos alunos do Cefart. Já no segundo ato, “É o Menino”, a narrativa traz a leveza e a esperança da infância, destacando a conexão do protagonista com o rio, tratado como um sábio ancião que guia a jornada.

Arte mineira em movimento

Alan Keller, diretor e roteirista da peça, destaca a importância do espetáculo para a formação artística e cultural dos alunos:
“Assim como o Velho Chico carrega histórias e riquezas ao longo de seu curso, os estudantes do Cefart percorrem sua própria travessia até se tornarem profissionais no mercado cultural.”

O nome “Bento” também homenageia o álbum “Bentu”, de Sérgio Pererê e Badi Assad, que celebra a cultura afro-mineira. Para a trilha sonora, Pererê utilizou composições inéditas e adaptações de suas obras, fortalecendo o caráter ancestral e contemporâneo do espetáculo.

Serviço

  • Datas: 10 e 11 de dezembro
  • Horário: 20h
  • Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
    (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação Indicativa: Livre

Informações ao público: (31) 3236-7307 | www.fcs.mg.gov.br
Imprensa: Arthur Santana – (31) 3236-7377 | (31) 98325-9162 | [email protected]

Realização: Ministério da Cultura, Fundação Clóvis Salgado, Cemig, Instituto Cultural Vale e outros apoiadores.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Melina Matos
Melina Matos
Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, com experiência de atuação em assessorias, rádio e TV.

RELACIONADAS