Os aprovados no concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) de 2022 realizaram uma manifestação pacífica em frente à sede do órgão, localizada no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (4 de dezembro). O protesto teve como objetivo reivindicar a nomeação dos candidatos aprovados para iniciarem suas atividades no tribunal.
O concurso, cujas provas foram aplicadas em 4 de dezembro de 2022, completou exatamente dois anos. Apesar do Órgão Especial do TJMG ter homologado o resultado em outubro deste ano e encaminhado o procedimento à presidência do órgão para continuidade dos trâmites necessários, as nomeações ainda não foram efetivadas.
O Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais (Serjusmig) destacou que a homologação do concurso, inicialmente considerada improvável, foi conquistada através da mobilização conjunta dos sindicatos e da comissão de aprovados, que participaram ativamente de reuniões com a presidência do TJMG e outros membros da gestão anterior e atual.