Fenômeno conhecido como nuvem orográfica criou um espetáculo visual no cartão-postal de Belo Horizonte nesta quarta-feira
A Serra do Curral, importante cartão-postal de Belo Horizonte, foi palco de um impressionante fenômeno meteorológico na manhã desta quarta-feira (6 de novembro), quando uma densa nuvem orográfica cobriu toda sua extensão, criando um espetáculo visual que lembrava uma cascata ou onda.
O fenômeno meteorológico observado na Serra do Curral é resultado de um processo natural conhecido como orografia, que ocorre quando o ar quente e úmido é forçado a subir uma montanha, causando a condensação do vapor de água e formando nuvens densas e escuras.
Como se forma a nuvem orográfica
O processo tem início quando uma massa de ar encontra um obstáculo natural, como a Serra do Curral, sendo forçada a subir.
Durante a elevação, ocorre o resfriamento adiabático do ar, fazendo com que a massa de ar esfrie conforme ganha altitude.
A umidade relativa pode atingir 100% durante este processo, resultando na formação das nuvens características e, em alguns casos, até mesmo precipitação
O fenômeno observado na Serra do Curral é particularmente comum nesta época do ano devido às condições climáticas específicas. Atualmente, Minas Gerais experimenta um período de tempo instável, caracterizado por um padrão específico de ventos em níveis médio e alto da atmosfera, combinado com alto teor de umidade e calor – condições típicas da primavera.
De acordo com as previsões meteorológicas, este quadro de instabilidade deve persistir por pelo menos cinco dias em grande parte do estado de Minas Gerais.