Ricardo Pereira: ‘Como se proteger dos golpes digitais, que fazem um em cada quatro brasileiros perder dinheiro?’

Ricardo Pereira: ‘Como se proteger dos golpes digitais, que fazem um em cada quatro brasileiros perder dinheiro?’

Nos últimos 12 meses, 24% dos brasileiros perderam dinheiro com golpes digitais/crimes cibernéticos

Estimado leitor, seja muito bem-vindo(a) a esta coluna! É um imenso prazer e uma honra estar aqui com você novamente e fazer parte de alguns minutos do seu dia.

No artigo de hoje quero abordar de forma breve e objetiva alguns dados de um relatório muito interessante (e pertinente), que revela um panorama atual sobre golpes digitais sofridos pelos brasileiros.

Este relatório foi realizado neste ano e publicado em setembro, fazendo parte de uma série de publicações elaboradas a partir da Pesquisa Panorama Político 2024, produzida pelo Instituto de Pesquisa DataSenado em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, uma empresa que faz parte da FSB Holding.

Caso você deseje acessar o relatório completo, acesse este link: Nexus

Além de apresentar os dados do relatório, te darei informações importantes que te ajudarão a conhecer mais sobre estes golpes e quais medidas você poderá tomar para se proteger, evitando se tornar uma nova vítima e sofrer prejuízos financeiros.

Sem mais delongas, vamos aos dados:

Percentual de brasileiros que perderam dinheiro com golpes digitais

Nos últimos 12 meses, 24% dos brasileiros perderam dinheiro com golpes digitais/crimes cibernéticos. Este percentual representa um em cada quatro brasileiros, número bastante expressivo e importante, tornando esse tipo de problema grave para o país.

Entre os golpes/crimes relatados, estão: clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.

Os 6 estados mais impactados

Ranking dos 6 estados com maior índice de pessoas que perderam dinheiro com crimes digitais:

  1. São Paulo – 30%
  2. Mato Grosso – 28%
  3. Roraima – 27%
  4. Distrito Federal – 27%
  5. Espírito Santo – 26%
  6. Rio Grande do Sul – 26%

Fonte: Nexus

Por que isso importa?

No dia a dia, geralmente estamos correndo com diversas atividades em nossa rotina. Se não treinarmos o nosso cérebro com dados e informações para que fique mais atento à estas situações, nos tornamos alvos mais fáceis para os criminosos, que geralmente utilizam estratégias que se aproveitam da nossa falta de atenção e vida corrida para terem sucesso em seus golpes.

Conhecer mais sobre este assunto e sobre os golpes que são praticados nos ajuda a termos mais atenção no dia a dia, consequentemente nos tornando menos suscetíveis às investidas dos criminosos.

Conhecendo mais sobre os golpes praticados

Além dos crimes digitais já mencionados, existem muitos outros que causam prejuízos e dores de cabeça às vítimas. Entre tantos, por ora listarei apenas alguns (e olha que essa lista está bem pequena):

  • Golpe do falso funcionário de banco que entra em contato com clientes.
  • Clonagem de WhatsApp para extorquir pessoas conhecidas da vítima clonada.
  • Recibos de pagamentos falsos utilizados para receber produtos de lojas de graça.
  • Links e mensagens fraudulentas que direcionam para páginas e PIX de golpistas.
  • QR Code falso (com a mesma função dos links fraudulentos).
  • Golpe da mão fantasma que acessa um computador ou smartphone remotamente.
  • Golpe do pix por engano que faz com que a vítima “devolva” um suposto valor.

Para não deixar este artigo gigante, não me aprofundarei agora nesta lista. Em breve trarei mais detalhes em outros artigos, combinado?

Contudo, trarei algumas dicas básicas do que você deve fazer para se proteger destes e de outros golpes que eventualmente possam chegar até você.

O que fazer para se proteger?

Aqui, não fugiremos do básico; sendo regularmente praticado, é o que evita cairmos em grande parte dos golpes realizados diariamente.

Veja algumas dicas que irão te ajudar:

  • Desconfie de contatos não solicitados e links desconhecidos, seja em mensagens por SMS, WhatsApp ou ligações telefônicas.
  • Pare e pense se você solicitou aquela chamada ou aquela mensagem, se conhece quem está do outro lado e se aquelas informações/solicitações fazem sentido terem sido enviadas para você.
  • Confirme se a pessoa do outro lado é alguém que você confia e se as solicitações dela são legítimas (tenha certeza antes de realizar qualquer ação solicitada).
  • Lembre-se: nenhum banco ou instituição financeira entrará em contato e te pedirá senhas, acesso remoto ao seu smartphone/computador ou que você realize alguma transação bancária.

Espero que todas essas informações sejam úteis para você e vou ficando por aqui.

Se cuide, proteja o seu patrimônio digital e volte para conferir meu próximo artigo; será uma honra ter você aqui novamente.

Um abraço e até breve!

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Ricardo Pereira, colunista de Tecnologia
Ricardo Pereira
Empresário e CEO da Gestein Digital, empresa brasileira especializada em serviços de cibersegurança, consultoria e suporte de TI preventivo.

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