Estimado leitor, seja muito bem-vindo(a) a esta coluna! É um imenso prazer e uma honra estar aqui com você novamente e fazer parte de alguns minutos do seu dia.
Hoje vamos falar sobre Black Friday, um momento importante no ano, que fomenta o comércio em nosso país e em outros lugares do mundo, cada um com suas datas e outras particularidades.
Por aqui, a evento normalmente ocorre na última sexta-feira de novembro e é um evento no qual consumidores e empresas podem fazer ótimos negócios, mas ambos precisam se atentar para não gerarem problemas.
Pontos de atenção importantes para as empresas
Do lado das empresas, por ser um período de muita demanda, seu ambiente tecnológico e operacional precisa estar preparado para darem conta de atenderem a todos os pedidos e realizarem suas entregas no tempo prometido.
Há casos nos quais empresas acabam não conseguindo absorver todas as demandas, principalmente por problemas com tecnologia, ficando com lojas online fora do ar ou não conseguindo processar todos os pedidos por conta de travamento de servidor ou algo do tipo.
Existe também o problema de não conseguirem responder a todos os clientes que entram em contato, seja para tirarem dúvidas ou para reclamarem de algum problema. Aqui o problema ocorre principalmente na parte operacional envolvendo o time de pessoas da empresa e é importante se atentar a isso.
Outro ponto que quero destacar (e talvez seja o que gere mais problemas) é a questão de empresas se aproveitarem do momento da Black Friday para utilizarem estratégias de ofertas que levam os clientes a pensarem que estão fazendo um bom negócio, mas no final trata-se de uma oferta menos vantajosa do que o preço normal que o consumidor pagaria.
Segundo uma matéria do Serasa, algumas estratégias negativas podem ser aplicadas por empresas e impactar a experiência dos clientes, podendo causar prejuízos financeiros e reputacionais à marca.
Por exemplo, em 2020, na época de Black Friday, o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) identificou aumentos de até 70% no preço de produtos, configurando uma prática enganosa para se aproveitarem do momento de euforia dos consumidores.
Portanto, você que tem uma empresa e está se preparando para a Black Friday, crie estratégias criativas e que chamem a atenção do seu público, mas tome muito cuidado para não se deixar levar por práticas que podem gerar mais resultados negativos do que positivos para o seu negócio (não entre para a lista das empresas que praticam a famosa “Black Fraude”).
Consumidor – Como se proteger e diminuir os riscos de cair em golpes?
Cabe lembrar daquele famoso ditado: “Se a esmola é grande, até o santo desconfia.”.
Desconfiar, ter atenção e não fazer as coisas correndo para aproveitar as ofertas é o melhor caminho para você ter segurança na hora de comprar na Black Friday.
Para te ajudar a ter mais conhecimento e atenção na hora de ir às compras, compilamos alguns dos golpes mais comuns realizados na Black Friday:
· Golpe do Pix (QR Codes e chaves de criminosos em canais e lojas falsas)
· Aumento expressivo dos preços
· Todos os produtos “pela metade do dobro”
· Frete com valores elevados
· Mudança de preço após incluir o produto no carrinho de compras
· Frete mais caro do que o produto anunciado
· Prazo de entrega abusivo
Um último ponto (mas não menos importante) é sobre criminosos e golpistas que também se aproveitam deste momento de empolgação dos consumidores para aplicarem golpes e crimes que levam essas pessoas ao prejuízo.
Veja alguns exemplos para se atentar:
· Websites falsos
· Golpes por e-mail, WhatsApp e SMS
· Venda de produtos falsos ou inexistentes
· Perfis falsos em redes sociais
Aqui estamos falando de websites, e-mails, mensagens com links falsos e ofertas extremamente atrativas, destoando do que o mercado confiável está praticando.
Sei que já tem muita informação, mas para te ajudar a ter uma postura ainda mais segura em suas compras, confira sete dicas que te ajudarão a não cair em golpes e sofrer prejuízos (valem para qualquer momento, não apenas Black Friday):
1. Se uma loja está vendendo produtos a preços extremamente baixos, isso não é normal. Desconfie e evite comprar;
2. Antes de comprar, analise as avaliações da loja nos marketplaces, na página da loja no Google, em redes sociais e websites de reclamação, como o ReclameAQUI. Caso a loja não possua essas opções disponíveis, desconfie;
3. Desconfie de websites que oferecem poucas opções de pagamento, como apenas boleto ou PIX;
4. Opte por utilizar o cartão virtual do seu banco em compras online. Isso facilita você bloquear o cartão em caso de golpe e, se desejar, após realizar as compras você pode excluir o cartão virtual e criar outro;
5. Golpistas costumam criar websites, redes sociais e WhatsApps falsos. Muitos destes canais possuem erros fáceis de identificar, como falhas de ortografia na escrita dos textos, imagens estranhas, dígitos estranhos ou duplicados no endereço do website (aquele www . nomedaloja . com . br), entre outros pontos. Verifique se existe algo duvidoso no website e demais canais;
6. Tenha certeza de que está no website ou aplicativo oficial da loja, para não correr nenhum risco. Neste canal do ReclameAQUI você pode conferir se um website é confiável:
7. Outra maneira de se assegurar é confirmar com outras pessoas se conhecem a loja/empresa e se a consideram confiável.
Empresa – Como reduzir os riscos de ter problemas na Black Friday?
Para empresas, também temos algumas dicas que podem ajudar a não terem problemas (pelo menos com tecnologia e com clientes) nesse período tão importante e que ajuda muito em seus resultados financeiros. Confira:
1. Algumas semanas antes da data, faça uma projeção de demandas de clientes/consumidores que espera receber no período da Black Friday;
2. Tendo essa projeção, organize sua operação (pessoas, processos, produtos e tecnologia) para que consiga atender de forma rápida, segura e eficaz aos pedidos dos clientes;
3. Monitore as redes sociais do seu negócio e o domínio do seu website (seunegocio. com.br) para tentar identificar se existem réplicas ou menções sobre golpes e ofertas fake utilizando a identidade da sua empresa;
4. Procure uma empresa especializada em cibersegurança/segurança digital que te ajude a fortalecer e proteger o seu negócio, focando em reduzir riscos de ataques hackers, vazamentos de dados e outros incidentes cibernéticos que possam causar prejuízos financeiros e reputacionais ao seu negócio.
Espero que todas essas informações sejam úteis para você, seja como empresa ou consumidor.
No mais, fico por aqui e te desejo uma ótima Black Friday! (não vai comprar um carro por R$ 99,90, hein?! Já te aviso que pode ser furada kkk)
Se cuide, proteja o seu patrimônio digital e volte para conferir a minha próxima coluna, será uma honra ter você aqui novamente.
Um abraço e até breve!