O que é o PIX?
Trata-se de uma modalidade de pagamento que foi lançada em Novembro de 2020 com o objetivo melhorar o processo de pagamento e recebimento no Brasil
Para se ter uma ideia de quanto o PIX vem sendo importante, basta dizer que ele foi a solução de pagamento mais usada em 2023 pelos Brasileiros e deve seguir o mesmo caminho para o fechamento de 2024.
Os principais pontos que levam o PIX para esse patamar são:
Esse último foi fundamental para a grande adoção desse meio do pagamento, inclusive reduzindo o uso do dinheiro físico.
O Pix bate recorde atrás de recorde, em Setembro de 2024 foram 227 Milhões de transações em um dia e já temos 43% dos Brasileiros usado o PIX diariamente.
Isso demonstra a força e o engajamento que o método de pagamento tem, abrindo possibilidades gigantescas de utilização, mas também abrindo espaço para novos riscos.
Existem algumas iniciativas por parte do Banco Central para melhorar a segurança do PIX e também a usabilidade, além disso, o mercado tem olhado quais são as oportunidades e desafios que o PIX trás para Empresas e usuários da solução.
Vejam alguns exemplos que estão por vir ou já estão em teste:
Pix por aproximação – Ainda não tão amigável, mas muito promissor.
Pix Parcelado – Facilitando a compra de produtos de grande valor ou que demandam parcelamento.
E por fim nos últimos dias o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto falou sobre Rastreamento, Bloqueio e Devolução de PIX. Através de inteligência Artificial o BC quer dar mais Segurança as transações com PIX
O PIX veio para ficar e é importante ter conhecimento de como funciona e qual seu potencial de mercado. Vale sempre consultar o site do Banco Central e ABECS, pois sempre tem informações e atualizações sobre o PIX.