O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que novembro mantenha sua tradição como um dos meses mais chuvosos em Belo Horizonte. A média de precipitação esperada para o mês é de 236 mm, superando significativamente a média de 110 mm registrada em outubro. Esta previsão reflete o estabelecimento da estação chuvosa em todo o estado de Minas Gerais.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) torna-se mais frequente neste período, contribuindo para o aumento das precipitações. Este sistema meteorológico é caracterizado por uma faixa de nuvens que pode resultar em chuvas persistentes por vários dias.
A previsão climática do Inmet sugere que as chuvas em Belo Horizonte devem ficar próximas à média histórica. No entanto, para o restante do estado, espera-se uma variação entre normal e acima da média.
Um comunicado emitido pelo instituto alerta para a formação de um canal de umidade na região Sudeste. Este fenômeno pode provocar acumulados significativos de chuva em alguns estados, incluindo Minas Gerais, com volumes variando entre 30mm e 80mm.
A partir do dia 2 de novembro, prevê-se uma intensificação das áreas de instabilidade, embora sua atuação seja mais pronunciada no Mato Grosso do Sul e no centro-oeste de São Paulo.
Para a região Sudeste como um todo, o Inmet antecipa uma recuperação dos níveis de umidade no solo. As chuvas mais regulares previstas devem favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, beneficiando o setor agrícola.
Quanto às temperaturas, a previsão para Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais é de normalidade para o mês de novembro. No entanto, a região Sul do estado pode experimentar temperaturas ligeiramente abaixo do esperado para esta época do ano.