Isau Vieira de Paula: ‘Está chegando o Black Friday, mas o que é? Qual sua origem?’

Isau Vieira de Paula: ‘Está chegando o Black Friday, mas o que é? Qual sua origem?’

No Brasil, a Black Friday gera faturamento bilionário no comércio

Hoje eu vou falar de forma bem resumida sobre o que é e a origem do Black Friday, além de apresentar alguns dados da pesquisa da OpinionBox traz alguns números interessantes sobre essa data.

A origem do Black Friday é Americana e ocorre sempre um dia após o dia de ações de graça. É o dia que inaugura as vendas de Natal, onde os produtos são vendidos com significativas promoções.

Para se ter uma ideia aqui no Brasil no Black Friday de 2023 foram 5,23 bilhões em faturamento apenas no E-commerce (levantamento da Neotrust e ClearSale).

O que esperar do Black Friday de 2024 no Brasil?

Esse ano o Black Friday vai acontecer no dia 29 de Novembro. Segundo uma pesquisa da OpinionBox, no Brasil a intenção de compra dos consumidores é maior em 43% comparado ao último ano.

A pesquisa indica que esse Black Friday deve ser um sucesso, onde 55% dos consumidores já sabem o que vão comprar, 35% estão indecisos e podem mudar de opinião próximo da data do evento, apenas 10% não sabem o que vão comprar.

Quais os principais meios que impactam compradores?

1° canal citado foi o e-mail com 39%
2° canal citado foi o WhatsApp com 21%
3° canal citado foi o anúncios nas redes sociais 12%
4° canal citado foram os posts nas redes sociais também com 12%

Essa informação é muito importante para que o time de Marketing das Empresas possam adequar sua estratégia de venda e tirar o melhor resultado possível dessa data que ganha relevância ano após ano!

Abaixo estão os principais Canais de Compra:

E-commerce (43%);
Logo atrás aparecem Lojas Físicas e E-commerce (39%);
Apenas lojas físicas (14%) ;
Por ultimo aplicativo da empresa ou WhatsApp (4%).

As categorias mais procuradas são:

Eletrônicos e eletrodomésticos (32%);
Roupas e acessórios (27%);
Produtos de beleza e cosméticos (18%) ;
Casa e decoração (15%).

Qual o perfil dos compradores?

52% de mulheres;
48% de homens;
46% declararam ter entre 30 a 49 anos;
28% possuem 50 anos ou mais;
26% tem entre 18 e 29 anos.

Em 2023 a pesquisa informa que 63% dos compradores voltaram a comprar nas lojas usadas no Black Friday, esse é um ponto importante para que as Empreses prestem um bom serviço de pré e pós-venda, assim garantindo a conquista do cliente.

Pontos importantes:

  • Produtos com desconto real;
  • Bom prazo de entrega;
  • Ação de pós venda para garantir a satisfação do cliente;
  • Novas ofertas baseadas no perfil de compra destes clientes;
  • Podem utilizar multicanais/ominichanel para venda, inclusive influenciadores;
  • Importante usar um CRM para ajudar nesse mapeamento!

Para os compradores, seguem alguns pontos relevante no momento da compra:

  • Importante pesquisar com antecedência os preços e garantir que de fato você esteja comprando com um desconto real!
  • Atenção aos sites que não são confiáveis para não cair em golpes, compre em sites que de fato em referência, pesquise sobre a empresa antes de comprar!
  • Atenção aos prazos de entrega para não se frustrar com atrasos e promessas milagrosas!

No mais desejo boas compras!!

(Os dados acima foram tirados da pesquisa da OpnionBox no site do E-Commerce Brasil).

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Isau Vieira de Paula
Isau Vieira de Paula
Isau Vieira de Paula tem 43 anos, casado a 17 anos e com 2 filhos. São 22 anos dedicados a Gestão de Pessoas, sempre na área comercial e de negócios de grandes empresas. A mais 15 anos atuando no mercado de meios de pagamento e segmento financeiro. Apaixonado por tecnologia voltada a vendas e todo o ecossistema que permeia o processo de pagamento.

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